2314383293 (717) 872-6496

O REGRESSO DO JORNALISMO

Conferência Internacional

  • 8 a 10 de Novembro de 2013
  • Escola Superior De Comunicação Social

Logótipo da Conferência
A Grande Reportagem na Era Digital
O grande jornalismo morreu só porque inventámos a internet?

Não. As plataformas digitais são o espaço perfeito para os grandes trabalhos de jornalismo literário, o jornalismo de investigação, a literatura da realidade. Multimédia é fotografia, vídeo, som, infografia, texto. Todos os meios para atingir um fim: jornalismo lúcido, corajoso e profundo. Por todo o mundo, jornalistas, editores, produtores estão a fazer
experiências que vão mudar a forma como fazemos e consumimos jornalismo. Quais são os novos instrumentos de investigação? As novas estratégias narrativas? Os novos modelos económicos? Vamos trazer à  Escola Superior de Comunicação Social alguns dos protagonistas dessa vanguarda, portugueses e estrangeiros.
Oradores
Adelino Gomes
ADELINO GOMES

Adelino Gomes exerceu a actividade quotidiana de jornalista durante 42 anos na rádio (RDP e Rádio Renascença), na televisão (RTP) e na imprensa escrita (Público). Actualmente, integra a equipa de investigadores do CIES-IUL. No âmbito da investigação Projecto Jornalismo e Sociedade, coordenado por Gustavo Cardoso, animou a iniciativa Para uma Carta de Princípios do Jornalismo na Era da Internet (2011/2012). Uma adaptação parcial da sua tese de doutoramento em Sociologia (ISCTE-IUL, 2011) foi publicada em livro sob o título: Nos bastidores dos telejornais: RTP1, SIC e TVI (edição Tinta-da-China, 2012).
Alexandra Coelho
ALEXANDRA LUCAS COELHO

Ver também: 916-694-1814
Alexandra Lucas Coelho trabalha para o Público desde 1998. Viajou várias vezes pelo Médio Oriente, Ásia Central e mais recentemente acompanhou a revolução no Egipto. Foi correspondente em Jerusalém e actualmente encontra-se no Brasil. Das suas viagens resultaram trabalhos como Oriente Próximo, Caderno Afegão, Viva México e Tahrir: Os Dias da Revolução. É autora do romance E a Noite Roda.
Amy O'Leary
AMY O'LEARY

Ver também: Site de Amy O'Leary
Amy O'Leary é uma jornalista multimédia e repórter no New York Times. Antes disto, trabalhou na integração do formato digital e impresso do jornal e foi editora do NYTimes.com, onde foi responsável pelas breaking news e pelas peças interactivas do site. Amy começou por ser uma produtora multimédia para o NYT, e o seu trabalho foi nomeado para três prémios Emmy.
Borja Echevarría
BORJA ECHEVARRÍA

Ver também: (425) 748-7573 e360-937-0905
Borja Echevarría é editor executivo-adjunto do El País. Em 2010, começou a liderar o processo de conversão do jornal espanhol para dar prioridade ao digital, uma transformação que tornou o El País no diário online hispânico mais visitado. Anteriormente, criou o site de notícias Soitu.es, que recebeu dois prémios da Online News Association. Com uma carreira de 18 anos em jornalismo, iniciada em 1995 no El Mundo, Borja Echevarría é, em 2013, um Nieman-Berkman Fellow.
Cândida Pinto e Jorge Pelicano
CÂNDIDA PINTO E JORGE PELICANO

Ver também: 305-531-3694 eVoar África
Cândida Pinto é licenciada em Comunicação Social no ISCSP, e repórter da SIC onde actualmente trabalha como coordenadora da Grande Reportagem. Foi também directora adjunta do Expresso, e directora da SIC Notícias. Como repórter, esteve em locais de conflito como Afeganistão, Iraque, Angola, Guiné-Bissau, Geórgia, Líbano e Líbia. O seu trabalho resultou em vários prémios nacionais e no estrangeiro.

Jorge Pelicano tem o mestrado de Comunicação e Jornalismo e a licenciatura em Comunicação e Relações Públicas. Foi repórter de imagem da SIC desde 2001. Em 2005, estreou-se no documentário com Ainda há pastores?, com o qual ganhou mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais. Em 2009, estreou Pare, Escute, Olhe sobre a desactivação da linha ferroviária do Tua, outro documentário multi-premiado. Em 2012 participou na criação da série documental Momentos de Mudança na SIC. É realizador de documentários desde Fevereiro de 2013 na produtora Até ao Fim do Mundo.
Charles Homans
CHARLES HOMANS

Ver também: 781-682-8707
Charles Homans é editor executivo do The Atavist, uma plataforma que ajuda a produzir jornalismo multimédia para dispositivos móveis e para a internet. Anteriormente, escreveu para o Washington Post, a revista Economist, a Atlantic e muitas outras publicações.
Josh Hammer
JOÃO PINA

Ver também: Site de João Pina
João Pina é um fotojornalista português que tem feito a sua carreira quase sempre fora do país. Tem publicado o seu trabalho no New York Times, The New Yorker, Revista Time, Newsweek, Stern, GEO, El País, EPs, La Vanguardia, D Magazine, Io Donna, Expresso e Visão. Publicou o primeiro livro em 2007 - Por teu Livre Pensamento - sobre 25 antigos presos políticos portugueses. Nos últimos anos, João Pina tem-se dedicado a um grande projecto sobre a Operação Condor.
Josh Hammer
JOSHUA HAMMER

Ver também: The Atlantic
Joshua Hammer fez parte dos quadros da Newsweek durante dezoito anos, durante os quais foi repórter nas secções de cultura e negócios e depois correspondente em Nairobi, Buenos Aires, Los Angeles, Berlim, Jerusalém e Cidade do Cabo. Em 2006 deixou a revista e tornou-se escritor freelance, passando a contribuir regularmente com a Smithsonian Magazine, a Outside Magazine, a New York Review of Books, tendo escrito para várias publicações, como a New Yorker, a National Geographic, a Atlantic, a Vanity Fair e a Condé Nast Traveler. É autor de três livros e neste momento está a escrever Taking Timbuktu, um livro de não-ficção sobre quatro personagens apanhadas na tomada do Mali pela Al Qaeda em 2012. Entre 2004 e 2005 foi um Nieman Fellow.
Mark Kramer
MARK KRAMER
Mark Kramer é escritor residente na Universidade de Boston, sendo o director da conferência anual Power of Narrative (ver601-353-9641). Entre 2001 e 2007 fundou, dirigiu e foi escritor residente na Universidade de Harvard para o Programa Nieman, trabalhando sobre o Jornalismo Narrativo. Invasive Procedures e Three Farms são dois dos títulos que se destacam, o seu trabalho foi publicado na revista do New York Times, na National Geographic, na Atlantic Monthly, entre outros. É co-autor de dois importantes manuais sobre escrita de não-ficção: Telling True Stories e Literary Journalism.
Paulo Moura
PAULO MOURA

Ver também: 5154208147
Paulo Moura é jornalista do Público desde a sua fundação. Durante o período de 1993 a 1995 foi correspondente nos Estados Unidos. Entre 1999 e 2000 assumiu o cargo de editor da revista Pública. Foi enviado especial em diversos cenários de conflito como Kosovo, Tchetchénia, Afeganistão, Iraque, Egipto, Líbia e mais recentemente, na Turquia. É autor dos livros Passaporte para o Céu, 1147: O Tesouro de Lisboa, O Fim das Miragens, O Segredo da Cartuxa e da biografia Otelo, o Revolucionário.
Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques
TIAGO CARRASCO, JOÃO FONTES E JOÃO HENRIQUES

Ver também: (832) 732-7214
Tiago Carrasco, repórter de imprensa, João Henriques, fotógrafo, e João Fontes, repórter de imagem vagueavam entre o desemprego e os recibos verdes quando decidiram atravessar a África de carro, rumo ao Mundial de Futebol da África do Sul. A ideia seguinte foi percorrer os países da Primavera Árabe, de transportes públicos. Da Tunísia à Síria, produziram textos e imagens, num projecto que ganharia no ano passado o Prémio Gazeta Multimédia. Este ano está nomeado para o prémio internacional C21 Media.
Travis Fox
TRAVIS FOX

Ver também: Travis Fox Films
Travis Fox é repórter, realizador, editor, produtor. Foi o primeiro produtor de vídeo para a Web a ganhar um Emmy. No Washington Post, Fox fez a cobertura de todos os grandes conflitos da última década, no Afeganistão, Iraque e várias regiões de África, Ásia e América do Sul. Actualmente trabalha para a FRONTLINE, uma produtora de documentários profundos e provocadores. Hoje, Travis Fox é considerado uma lenda da reportagem vídeo na internet, onde criou uma nova linguagem e abriu o caminho para o futuro.
ANABELA DE SOUSA LOPES
É doutorada em Ciências da Comunicação e directora do Mestrado em Jornalismo da ESCS. A par da actividade lectiva, desenvolve investigação na área das teorias dos media e do jornalismo, no Centro de Investigação em Media e Jornalismo (CIMJ). É autora do livro Tecnologias da Comunicação: Novas Domesticações (Edições Colibri 2011).
ANTÓNIO GRANADO
Foi jornalista de Ciência e Ambiente, no Público, onde dirigiu a equipa do jornal online. Fez um mestrado em Jornalismo de Ciência em Boston e o doutoramento em Leeds. É actualmente editor Multimédia na RTP e professor de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa.
CARLOS VAZ MARQUES
É jornalista da TSF desde 1990, onde é responsável, desde 2001, pelo programa de entrevistas Pessoal e… transmissível. É autor do programa Governo Sombra, emitido pela TSF e transmitido pela TVI24 e coordenador da colecção Literatura de Viagens das edições Tinta-da-china. Em 2013, lançou a edição portuguesa da Granta.
CATARINA FERNANDES MARTINS
Licenciou-se em Jornalismo na ESCS. Estagiou no Público, onde realizou também a cobertura das Eleições Autárquicas de 2013. Colabora com a revista 2 e com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Fez o curso Digital Multimedia Storytelling, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
FERNANDO ZAMITH
É doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (com a tese A Contextualização no Ciberjornalismo) e Professor Auxiliar do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
FILIPA SUBTIL
Professora adjunta na ESCS. É doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Investiga sociologia da comunicação e teoria social dos média nos Estados Unidos e no Canadá. Em 2006 publicou o livro Compreender os Média. As Extensões de McLuhan.
FRANCISCO SENA SANTOS
Estreou-se no jornalismo em 1973, no jornal Record. Depois do 25 de Abril, entra para a RDP, onde se mantém até 1988, altura em que, juntamente com Emídio Rangel, cria a TSF. É professor de Jornalismo Radiofónico na ESCS. Mantém, na internet, a rubrica de podcast Assim Vai o Mundo.
HENRIQUE MONTEIRO
É jornalista há mais de 30 anos. Foi repórter político e cobriu diversos conflitos armados, do Irão a Angola. No Expresso, foi editor da Revista, da secção de Sociedade, subdirector e director. Actualmente é o director de novas plataformas do grupo Impresa.
JOANA PONTES
Faz documentários. Realizou e foi co-autora, com António Barreto, de As Horas do Douro e Portugal, um Retrato Social. É autora e realizadora de O Escritor Prodigioso, sobre Jorge de Sena. Licenciou-se em Psicologia, estudou Cinema e Jornalismo Político.
JOANA STICHINI VILELA
Nasceu em 1980, passou pelo televisão, fixou-se na imprensa. Fez parte da equipa fundadora do i. Publicou no Diário de Notícias, Sábado, Monocle, etc. É co-autora do livro Lx60 - A Vida em Lisboa Nunca Mais foi a Mesma. Criou a Carrossel, uma revista online.
JOÃO CANAVILHAS
É licenciado em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (UBI), onde é hoje vice-reitor, e doutorado pela Universidade de Salamanca. O seu trabalho de investigação centra-se nas novas tecnologias da comunicação, nomeadamente na sua relação com o jornalismo e com a política.
JOÃO PAULO BALTAZAR
Jornalista fundador da TSF - Rádio Notícias, em 1988, onde continua a trabalhar. Exerceu funções de repórter, editor e chefe de redacção. Breves experiências na televisão (RTP) e imprensa escrita (Expresso). Actualmente coordena uma das pequenas equipas da TSF, editando os noticiários do turno da noite.
JORGE SOUTO
É doutorado em Comunicação Social pela Complutense de Madrid, master em Communication and Technology pela Universidade de Brunel, em Londres, licenciado pelo ISCSP. É docente de Jornalismo Digital na ESCS, onde dirige o mestrado em Audiovisual e Multimédia.
JOSÉ ALBERTO CARVALHO
Estudou na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Foi jornalista da TSF e da SIC, pivô do Telejornal da RTP, onde viria a ser Director de Informação. Hoje desempenha essas funções na TVI. Foi professor de Jornalismo Digital na ESCS.
MARIA JOÃO AMORIM
Maria João Amorim nasceu em Lisboa em 1975. É assistente convidada no curso de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social. Trabalha no Canal Q das Produções Fictícias como jornalista e guionista.
PAULIEN BAKKER
Paulien Bakker é a directora da Iniciativa para Jornalismo Narrativo na Holanda (www.verhalendejournalistiek.nl), que promove o uso de não-ficção literária nos média holandeses. Paulien Bakker é também uma jornalista freelance. Em 2010 publicou o primeiro livro, sobre os habitantes da cidade petrolífera iraquiana de Kirkuk, intitulado A romantic people.
PEDRO LEAL
Iniciou a atividade no Comércio do Porto, em 1985, a que se seguiu uma colaboração com o Semanário. Ingressou na Renascença em 1987, desempenhando neste momento o cargo de Diretor-adjunto de informação, responsável pela área digital.
SÍLVIA CANECO
Nasceu na Nazaré, licenciou-se em Jornalismo pela ESCS, e trabalhou como jornalista no Região da Nazaré e Grande Reportagem. É jornalista do i e co-autora do livro Sacanas com Lei, publicado em 2012, ano em que venceu o Prémio Literário Orlando Gonçalves
SIMONE DUARTE
É directora executiva do Público Online. Antes, trabalhou na TV Globo, no Rio de Janeiro e em Nova Iorque, onde coordenou a equipa e a cobertura dos atentados do 11 de Setembro, e para a ONU, em Timor-Leste. Concluiu o mestrado em Relações Internacionais na New School.
SUSANA MOREIRA MARQUES
Nasceu no Porto, em 1976, e actualmente vive em Lisboa. Escreve para jornais e revistas como freelancer desde 2004 e o seu trabalho recebeu diversos prémios de jornalismo. Em 2012, lançou em Portugal, com a editora Tinta-da-china, o seu primeiro livro, Agora e na Hora da Nossa Morte.
VERA MOUTINHO
Deu os primeiros passos no multimédia na Escola Superior de Comunicação Social. Nos últimos 6 anos trabalhou no Sapo Notícias, num meio exclusivamente online, e integra desde Maio deste ano a equipa multimédia do Público.


Programa
Inscrições

Público em geral

75€


Estudantes de Comunicação e Jornalismo

50€


Antigos e actuais alunos da ESCS

35€





Para se inscrever, envie e-mail para: regressodojornalismo@gmail.com


Como chegar

ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO IPL

Campus de Benfica do IPL
1549-014 Lisboa

Autocarro - Carris

703, 716, 724, 754, 764, 729, 746, 750, 758, 767, 799

Comboio - CP

Estação de Benfica

Metro

Estação Colégio Militar/Luz (Linha Azul)

Alojamento

Desconto especial: 12,5€ por pessoa em quartos duplos ou triplos, com WC privativo noHostel 4U, nosso parceiro.
Rua da Madalena, 96, 1100-323 Lisboa.
Reserva por email: info@hostel4ulisbon.com
Contactos

DÚVIDAS?

entra em contacto connosco

Direcção: Senior Adviser: Direcção Artística: Web Development: Organização:
Paulo Moura Mark Kramer Andreia Calhau Mariana Liberato Diogo Borges (coordenação) Leonor Fernandes
Lisandra Maia Pedro Matias Rita Duarte Silva (coordenação) Gonçalo Saraiva
Coordenação: Lourenço Santos Sara Ferré Beatriz Albernaz Maria Lourenço
Catarina Fernandes Martins Patrícia Alvarinho Vera Costa Carmelino Cassessa Raquel Rebelo
Diogo Cunha Saskia Loja
Telma Correia
Copyright © 2013 O Regresso do Jornalismo